O ar-condicionado é um sistema de refrigeração voltado para o conforto térmico dos ocupantes do veículo, lhes proporcionando um ambiente agradável.
De modo geral, o ar-condicionado do carro funciona com auxílio de alguns elementos principais como, o compressor, as mangueiras, os conectores, os tubos por onde circulam o gás.
1 – Defeito na ventoinha do condensador.
2 – Defeito no compressor.
3 – Vazamento de gás refrigerante.
4 – Fusível do compressor queimado (do ar-condicionado).
5 – Defeito em relé (menos comum, mas acontece).
6 – Correia do compressor com defeito, ou até a falta dela por algum fator externo.
Antigamente, era necessário desligar sim, porém nos carros lançados mais recentemente isso não é mais necessário, visto que o compressor do ar-condicionado liga somente quando a rotação do veículo estabiliza após a partida.
Sim, recomendamos desligar o ar-condicionado antes de parar o veículo para que não haja acumulo de umidade, causando mau cheiro no interior do veículo, sendo ainda mais eficiente ligar o ar quente por alguns minutos antes de desligar o motor.
O ideal é abrir as janelas e ligar o ar-condicionado no máximo frio, por alguns segundos, para que o ar gelado empurre o ar quente para fora rapidamente. Lembrando que, segundo especialistas, os acabamentos em plásticos no interior do veículo, quando exposto ao calor, liberam toxinas que podem causar o câncer.
Sim, o ideal é ligar o ar, para remover a umidade do interior. Quando os vidros embaçam por dentro, ocorre condensação da água sob o vidro. Isso significa que o interior do carro está a uma temperatura maior que a externa e a umidade do ar no interior do veículo é alta. Se você ligar o ar-condicionado, a temperatura do interior do veículo diminui e ele também promove a redução na umidade do ar, o que diminui o embasamento. Mas aí você fica com frio? Nada de ficar ligando e desligando o ar-condicionado. Use a regulagem e selecione uma temperatura mais adequada.LIGUE AGORA E FAÇA SUA REVISÃO DO AR-CONDICIONADONA MURI AUTO CENTER!(31) 3364-6969